A ACRM organiza uma visita guiada às Furnas do Cavalum em Machico no dia 20 de Janeiro

 

As Furnas do Cavalum são um conjunto de quatro grutas, resultantes de canais de lava, existentes na freguesia de Machico, Ilha da Madeira. Representam uma importante estrutura geológica onde habita uma fauna cavernícola diversa, existindo mesmo espécies endémicas únicas.
O nome Cavalum, atribuído a estas grutas, advém da lenda a elas associada. Segundo a lenda existia um diabo com forma de cavalo, asas de morcego e que deitava fogo pelas narinas, chamado Cavalum.
- A gruta I (Cavalum I), a mais à esquerda, encontra-se a uma altitude de cerca de 125 metros, localizando-se a leste da gruta II. Atinge os 300 metros de comprimento
- A gruta II (Cavalum II). Situa-se a uma altitude de cerca de 140 metros e estende-se por cerca de 110 metros.
- A gruta III (Cavalum III), localizada cerca de 10 metros a oeste da gruta II, encontra-se à mesma altitude sendo também bastante visitada. Apresenta uma extensão de 90 metros sendo constituída por um tubo vulcânico único de desenvolvimento irregular e pendente ascendente desde a entrada. 
- A gruta IV (Cavalum IV), localizada a oeste da gruta III, encontra-se a uma altitude de 135 metros. A sua entrada é baixa e larga e a sua extensão não ultrapassa os 50 metros.

in: https://pt.wikipedia.org/wiki/Furnas_do_Cavalum

gallery/furnascavalum

Planeamento:
- 11h00 saída em grupo do Solar do Ribeirinho em Machico
(Rua do Ribeirinho n.º 15)
- 11h30 entrada nas Furnas do Cavalum

Custo: grátis 
Entrada: livre, basta comparecer à hora indicada

gallery/solar rib morada