Diário de Notícias - 28 abril de 2024
Associação do Caminho Real da Madeira e Confraria Enogastronómica promovem caminhada
A Associação do Caminho Real da Madeira, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira, promoverá, no próximo sábado, 4 de Maio, uma caminhada nas freguesias de São Jorge e do Arco de São Jorge, no concelho de Santana, onde será proporcionada aos participantes uma visita pela história gastronómica da localidade, passando por locais de produção, preparação e comercialização de bens alimentares.
Nessa mesma reunião foram ainda aprovadas as contas do exercício de 2023, a proposta de plano de actividades e respectivo orçamento para o ano de 2024.
No plano de actividades para este ano é dado destaque aos seguintes projectos:
- Organizar a 7ª Volta à Madeira no Caminho Real 23;
- Promover a IV Conferência dos Caminhos Reais da Madeira;
- Promover caminhadas culturais nos caminhos vicinais e nos Caminhos Reais interiores.
- Promover uma Caminhada Gastronómica em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira, promovendo os pratos típicos regionais com a redescoberta de receitas antigas e o conhecimento das atividades económicas conexas;
- Divulgar a Credencial e Passaporte do Caminho Real e consolidar a rede de parceiros do Caminho Real;
- Estabelecer de protocolos com entidades turísticas, comerciais e educativas;
- Organizar de Workshops e iniciativas formativas aos associados em contexto exterior;
- Colaborar com as autarquias na identificação, marcação e valorização cultural e histórica dos Caminhos Reais
A Caminhada Gastronómica iniciar-se-á junto à Capela do Sagrado Coração de Jesus na Ribeira Funda e percorrerá os caminhos vicinais complementares ao Caminho Real 23 numa caminhada de cerca de 8 km que levará os caminheiros até ao Arco de São Jorge, passando pelas Terras de Fora e pelo Sítio da Quebrada.
Durante o percurso procurar-se-á aprofundar o conhecimento sobre as actividades económicas historicamente desenvolvidas nestes locais, como a agricultura e a vinicultura, convidando os caminheiros a visitar locais pontos de interesse económico e social por entre as maravilhas paisagísticas e naturais da costa Norte da Madeira.
No final está previsto um convívio entre os participantes num repasto confeccionado pela Confraria Enogastronómica da Madeira, onde serão privilegiados os produtos locais e provadas iguarias preparadas de acordo com os antigos costumes. Na ementa constam a galinha bêbeda, o cabrito à Alcides e a sopa de milho, incluindo bebidas, pão caseiro e sobremesa.
Link:
https://www.dnoticias.pt/2024/2/25/395337-associacao-quer-caminho-real-da-madeira-como-patrimonio-de-interesse-publico