A Associação do Caminho Real da Madeira, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira, promoverá, no próximo sábado, 4 de Maio, uma caminhada nas freguesias de São Jorge e do Arco de São Jorge, no concelho de Santana, onde será proporcionada aos participantes uma visita pela história gastronómica da localidade, passando por locais de produção, preparação e comercialização de bens alimentares.
Nessa mesma reunião foram ainda aprovadas as contas do exercício de 2023, a proposta de plano de actividades e respectivo orçamento para o ano de 2024.
No plano de actividades para este ano é dado destaque aos seguintes projectos:
A Caminhada Gastronómica iniciar-se-á junto à Capela do Sagrado Coração de Jesus na Ribeira Funda e percorrerá os caminhos vicinais complementares ao Caminho Real 23 numa caminhada de cerca de 8 km que levará os caminheiros até ao Arco de São Jorge, passando pelas Terras de Fora e pelo Sítio da Quebrada.
Durante o percurso procurar-se-á aprofundar o conhecimento sobre as actividades económicas historicamente desenvolvidas nestes locais, como a agricultura e a vinicultura, convidando os caminheiros a visitar locais pontos de interesse económico e social por entre as maravilhas paisagísticas e naturais da costa Norte da Madeira.
No final está previsto um convívio entre os participantes num repasto confeccionado pela Confraria Enogastronómica da Madeira, onde serão privilegiados os produtos locais e provadas iguarias preparadas de acordo com os antigos costumes. Na ementa constam a galinha bêbeda, o cabrito à Alcides e a sopa de milho, incluindo bebidas, pão caseiro e sobremesa.
Link:
https://www.dnoticias.pt/2024/2/25/395337-associacao-quer-caminho-real-da-madeira-como-patrimonio-de-interesse-publico
A Associação do Caminho Real da Madeira pretende que o Caminho Real da Madeira seja classificado como património de Interesse Público, com a definição e inventariação de um trajecto inicial, conforme já proposta anteriormente submetida por esta ACRM à Direção Regional da Cultura. Esse é um dos objectivos traçados para este ano, que surgiu de uma Assembleia Geral que decorreu ontem de manhã.
Nessa mesma reunião foram ainda aprovadas as contas do exercício de 2023, a proposta de plano de actividades e respectivo orçamento para o ano de 2024.
No plano de actividades para este ano é dado destaque aos seguintes projectos:
Link:
https://www.dnoticias.pt/2024/2/25/395337-associacao-quer-caminho-real-da-madeira-como-patrimonio-de-interesse-publico/
JM Madeira, 15 Fevereiro 2024
VII Volta à Madeira pelo Caminho Real junta entusiastas entre 22 e 29 de março
Será entre 22 e 29 de março que a Volta à Madeira pelo Caminho Real regressa ao percurso número 23 para a sua sétima edição.
Esta iniciativa terá partida da Ponta do Pargo, mais concretamente da Igreja local, seguindo depois ruo ao Estreito da Calheta, para iniciar a aventura pelo litoral sul.
É no dia 26 de março, o quinto dia desta volta, que os caminhantes irão virar a norte, para contemplar as maravilhas desta costa verdejante.
A última paragem será, portanto, o Porto Moniz, antes de os aventureiros regressarem ao ponto de partida, oito dias depois.
Será, assim, uma volta contrária aos ponteiros do relógio, com o foco na beleza dos mais de 200 km do Caminho Real 23, que atravessa todos os concelhos da Região.
Conheça abaixo o itinerário completo:
Dia 1- 22.março:
Ponta do Pargo (igreja - Estreito da Calheta (Igreja)
Dia 2- 23.março:
Estreito da Calheta (igreja) - Ribeira Brava (Igreja!
Dia 3 - 24.março:
Ribeira Brava (igreja) - Funchal (Sé)
Dia 4 - 25.março:
Funchal (Sé) - Machico (igreja)
Dia 5 - 26.março:
Machico (igreja) - Santana (igreja)
Dia 6 - 27.março:
Santana (igreja) - Ponta Delgada (igreja)
Dia 7 - 28.março:
Ponta Delgada (igreja) - Porto Moniz (igreja)
Dia 8 - 29.março:
Porto Moniz (igreja) - Ponta do Pargo (igreja)
https://www.jm-madeira.pt/regiao/vii-volta-a-madeira-pelo-caminho-real-junta-entusiastas-entre-22-e-29-de-marco-NI15488849
In Diário de Notícias da Madeira (01 NOV 2019)
"A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) organizou, esta sexta-feira, Dia de Todos os Santos, uma iniciativa que levou 52 dos seus associados e entusiastas do pedestrianismo a uma caminhada de cerca de sete quilómetros pelas deslumbrantes paisagens da costa Norte da ilha da Madeira, fez saber ao DIÁRIO, Miguel Silva Gouveia, presidente da ACRM.
A Igreja do Arco de São Jorge serviu de ponto de encontro, local onde começou a caminhada. Os caminheiros percorreram o Caminho Real 23 (CR23), nas palavras de Miguel Silva Gouveia, “serpenteando a inigualável Vereda da Entrosa, passando por São Cristóvão e subindo até à Igreja da Boaventura”. Depois da contemplação do templo, explicou ainda o presidente da ACRM,, o passeio seguiu pelo vale alcantilado da Ribeira do Porco, no Caminho Real 27 (CR27), “que em outros tempos conduzia as gentes do Norte até o Funchal pelo Curral das Freiras”.
O percurso terminou no sítio da Falca e seguiu-se o ritual do Pão por Deus “saciando a fome com uma deliciosa sopa de cevadinha, magistralmente confeccionada pela D. Lúcia”. Houve também degustação de vinho novo e partilha de frutos típicos da época.
O próximo evento está previsto para dia 30 de Novembro, sobre o qual a ACRM divulgará mais detalhes em breve."